quarta-feira, 7 de maio de 2008

Homenagem a minha Mãe querida!


Começando hoje a homenagear a minha mãe! A mulher mais linda que conheço, que é um grande exemplo para a sua família e que se sacrificou em vários aspectos para educar seus filhos e vê-los felizes.
O que falar da minha mãe!? Não sei nem como começar...
Ela é uma mulher de fala baixa, de poucas palavras e de boas ações. Ela sempre foi uma mãe muito coruja, como uma galinha que protege os seus pintinhos. Nínguem "mess" com os filhos dela, porque ela com certeza estava lá pra nos proteger... Lógico com um certo equilíbrio, mas ela sempre esteve por perto para mostrar que se importava conosco. Ela fez faculdade e tudo mais... É psicóloga, mas não exerceu a sua profissão, porque ela não suportaria deixar seus filhos nas mãos de outras pessoas para educar. Ela se sentia responsável por esse trabalho e fez muito bem e com muito carinho. Conosco ela sempre falou baixo, nunca alterava a voz, sempre calma e com paciência nos apreendia nas coisas que precisavámos aprender. Ela não levantava a mão pra qualquer filho dela. Mas sempre foi muito rígida com valores. O que é certo é certo. Não tem desculpa pra fazer errado! Ela é muito ativa na igreja. Nunca a vi falando um só domingo que estava cansada e que não iria para igreja. Domingo é dia de ir para igreja e pronto. Isso para mim foi um grande exemplo. Quando chegava os domingos, e eu estava cansada e dizia que não queria levantar da cama, ela dizia: Vc não vai para igreja, porque quer dormir???? Vai perder tempo dormindo??? Vamos lá, levanta porque domingo é dia de ir para igreja, não interessa o cansaço, descansar vc descansa depois... Um grande exemplo dela para mim tb, é que sempre que chegava da escola desde pequena, eu já ía em busca dela, para saber onde ela estava. Para um filho de qualquer idade, isso é um grande consolo, chegar em casa da escola e encontrar a sua mãe lá, esperando pelo seu filho. E eu a encontrava, no seu quarto, e me lembro claramente de sempre abrir a porta e lá estava ela, lendo a liahona, algum livro da igreja, ou um livro de algum outro assunto, ou orando de joelhos... Eu nunca vou me esquecer dessas imagens.
O seu lar é muito organizado e muito limpo. Sempre tudo em ordem e nos seus horários certos. Comida pronta e saudável. Nossas roupas sempre limpas, passadas e bem organizadas nos nossos guarda-roupas. E ai de nós se não mantivéssemos o nosso quarto organizado. Me lembro de várias vezes, dela tirar tudo do guarda-roupa e colocar tudo no meio do meu quarto e falar bem firme, (porque ela nunca alterava a voz), que era para eu organizar aquele quarto naquela hora!!!! E eu obedecia, porque as vezes que vi ela realmente brava, posso dizer que ela era brava mesmo... hehehe E se ela falasse: você vai ficar de castigo... aiaiai Ela não mudava de idéia nunca. O que ela falava que iria fazer, ela cumpria sem tirar nenhuma vírgula. O trabalho dela como mãe sempre foi excepicional! Por ela hoje sou a pessoa que sou, e tenho valores de querer cuidar da minha família e de querer estar com os meus filhos em casa, por causa dela, por causa de seu exemplo e não sei fazer diferente.
Na nossa família são 5 filhos. Júnia, Roberto, Luciano, Ricardo e Eu. O meu irmão antes de mim é 7 anos mais velho do que eu. Então eu sou a caçulinha mesmo.... A maior parte do meu tempo em casa, erámos só eu, minha mãe e meu pai. Porque os meus irmãos se casaram logo. E me lembro com carinho dos finais de semana. Nos sábados íamos para chácara do meu pai que era 30 minutos de Goiânia. E lá íamos eu minha mãe e meu pai na caminhonete. Eu sempre me sentava do lado do meu pai e deitava no ombro dele pra dormir um pouquinho, porque íamos muito cedo. Ou minha mãe ía do lado dele e fazíamos o caminho ouvindo as músicas sertanejas do meu pai. Ela sempre foi e ainda é companheira do meu pai em tudo. Chegávamos na chácara. Minha mãe preparava o almoço com comidinha caseira no fogão a lenha. Era delicioso!!! Meu pai se metia com os peões a plantar, cuidar das vacas... Ele se relizava com o seu chapéu na cabeça. E eu e minha mãe fazíamos as nossas caminhadas pelo pasto nas tardes lindas de Góias. Deitávamos no capim, observávamos o céu. E ela sempre me contava a mesma estória que a avó dela a levava para passear no pasto quando ela era criança e que elas observavam as nuvens e sempre dizia que quando a nuvem era bem pequena e fininha, eram os anginhos indo ao encontro do Pai Celestial. Eu achava engraçado e ria pelo motivo dela sempre me contar a mesma coisa e se ela não se lembrasse de contar, eu perguntava a ela: O que é mesmo que a sua avó te falava quando vocês passeavam pelo pasto?... Ali conversávamos, falávamos da vida, das minhas estórias com amigos, namoradinhos, tudo... Depois de um dia longo voltávamos para casa todos mortos de cansados e nos preparávamos para o domingo. Fazíamos a mesma coisa desde pequena, até quase antes de me casar... Ela sempre me manteve de baixo das asas dela... Sempre!!! As vezes ela deixava eu dar umas escapuladinhas para rua com os amigos, mas sempre me queria envolvida nas suas atividades. Nos domingos, íamos para igreja, quando nasci, minha mãe já pertencia a igreja a quase 10 anos. Meu pai nunca quiz ir com ela. Mas mesmo assim, ela não desisitiu e levou todos os seus filhos todos os domingos a igreja. Meu pai sempre nos levava e nos buscava. Quando chegávamos em casa. Toda a família se reunia e tínhamos aquele almoção em família! Era muito divertido!!! Ela sempre fez questão de encher a casa dela com a família e conversávamos na parte da tarde por horas... Essas lembranças nunca sairão da minha mente...
Me lembro que quando era criança e adolescente, ela não nos deixava ir dormir na casa de nínguem. Eu ficava muito brava, mas ela queria nos proteger de qualquer coisa, então tomava todas as precauções que ela achava que era correto.
Acho que ela tinha uma bola de cristal, ou alguma coisa do gênero... Porque se qualquer coisa acontecesse que me fizesse triste, ou tivesse feito alguma escolha errada, lá estava ela me aconselhando, fazendo perguntas chaves e pronto... Eu não conseguia esconder nada... E ela sempre esteve muito presente em todos os meus dilemas de adolscente e sempre foi muito inspirada para dizer as coisas certas nas horas certas... Uma coisa que me marcou muito, foi que quando fui num acampamento das moças, ela me escreveu uma carta linda. Na carta ela falava da sua gratidão por ser minha mãe, me falava do amor que ela tinha por mim, e a mulher que ela sabia que eu iria me tornar, porque ela me conhecia bem e sabia das minhas qualidades e na carta tinham várias outras coisas que me emocionaram muito quando li. Me senti muito amada e sempre soube que ela sempre estaria do meu lado em qualquer situação e não tenho palavras para agradecer a ela isso! O seu amor é incondicional e isso dá uma paz enorme ao coração! Saber que a minha mãe me ama, se preocupa comigo e sempre quer o meu bem.
Hoje como mãe me vejo fazendo as mesmas coisas que ela fazia comigo. Impressionante! Com certeza a maneira que ajo com meus filhos é um espelho de como ela agia comigo. Mas ainda não me considero nem um pouco perto da mãe maravilhosa que ela foi para seus filhos e pelo seu caráter limpo que ela sempre teve na sua vida em qualquer ocasião.
Ela sempre foi uma mulher muito forte, de fibra e de carácter. Ela é determinada em tudo o que faz. O que mais admiro nela é todo o sacrifício que ela fez para cuidar de seus filhos, da união da nossa família, sem pensar muito nela mesma. Ela sempre nos ensinou que a dignidade é a única coisa que nínguem nunca poderá tirar de nós. Então, precisávamos fazer as escolhas certas para que mantivéssemos a nossa dignidade intácta. E sei que dignidade ela tem de sobra no seu carácter, seus pensamentos e desejos do seu coração. Ela é uma mulher de valor e a sua espiritualidade transcede dentro do seu lar. Ela é uma mulher muito inspirada pelo nosso Pai Celestial, e sei que muitas vezes ela ora ao Pai com todo o seu coração, suplicando pelo bem-estar de seus filhos, as vezes esquecendo dela mesma... Sou muito grata de todo o meu coração de ter ela como minha mãe! Sou muito abençoada por ter ela a pessoa que me educou e me ensinou todas as coisas enquanto estive na sua casa e até hoje me ensina. Sinto muitas saudades dela por perto. Obrigada mamãe por todo o seu apóio, carinho e amor que você sempre demonstrou a seus filhos! Você para mim é um grande exemplo! Te amo muito, muito, muito mesmo! E quando eu crescer mais... Quero ser igual a você!!!

2 comentários:

Fernanda Rudloff disse...

Oi Angelica!
Linda essa sua homenagem a sua mae, se ela e essa mulher valorosa que vc descreveu posso bem imaginar que vc seja do mesmo jeito, e muito bom ter mulheres dignas assim como vcs nesse mundo de hj, e pelo que vejo em suas fotos vc se dedica aos seus filhos e marido com muito amor, nao a conheco mas bons exemplos sao pra serem seguidos como o nossa Salvador, continue assim pois sei que com seu exemplo afeta a vida de muitas pessoas para o bem, so de ver vc e sua familia( pelo orkut e aqui rsrs) sinto o desejo de melhorar em muitas coisas.
beijao Fe

Unknown disse...

Ai tinha escrito algo enormmmeeee, mas acho que nao foi... Vou simplificar dessa vez....
Linda a homenagem que vc fez pra sua mae, até eu me emocionei... rs!
Ah, eu fiz um blog pra mim, so que acho que nao sei deixar recado pra vc com ele, mas é luanneamy.blogspot.com eu nao sei fazer o blog lindo feito vc, mas um dia eu consigo... Por um acaso vc sabe?
Bjs

awesome people