segunda-feira, 16 de maio de 2011

ajudando meu filho Lucas a fazer escolhas certas

Dando uma checada no blog da minha amiga Juliana Turner fui inspirada a escrever esse post. O post dela era sobre mentira. Ela relatou sobre a experiencia que teve com o filho que quebrou o prato favorito dela e que ele jogou a culpa no irmao mais novo! Mas como nos maes conhecemos muito bem nossos filhos, na hora ela sacou a mentira escrita na testa dele. rsrs
Me lembrei de uma experiencia que tive na semana passada com meu filho mais velho Lucas. Ele tinha uma conta no FB e eu sempre entrava no FB dele pra dar uma checada no que estava acontecendo. La encontrei algumas mensagens de amigas dele da escola com uma conversa que ainda nao era apropriada pra idade dele. Ele tem 11 anos e o meu sentimento e que ele ainda nao esta pronto pra comecar a interagir com amigas da maneira que estava interagindo. Nos e ensinado na Igreja que o momento apropriado para o adolescente comecar a namorar e com 16 anos, e mesmo assim um namoro leve e com atividades simples com outros jovens por perto. Talvez eu seja meia corujona tb e esteja me precipitando. Mas achei mais importante confiar no meu sentimento de mae e ter uma conversa com ele amigavel sobre as tentacoes que ainda virao pela frente na vida dele. Essa conversa nao foi a primeira, mas 1 em milhoes delas a respeito dessas mesmas coisas... ele ja ate deve saber de cor e sorteado...
As minhas questoes com o Lucas no momento sao mais alem do que quando ele aprontava uma arte em casa... Nao que ele ainda nao seja capaz de fazer artes... rsrs Mas o post da Ju me fez lembrar de quando ele era da idade do filho dela, e eu nao deixava passar em branco quando algo assim acontecia. Mentira e mentira... e tem que ser esclarecido pra que ele nao se esqueca que e importante ter responsabilidade pelos seus atos e muito importante pra saber lhe dar com o que o mundo vai ter a oferecer no futuro! E preciso ter responsabilidade e cabeca no lugar pra conseguir fazer escolhas certas. E isso e ensinado dentro de casa desde pequenininho.
A minha conversa com o Lucas da semana passada foi sobre tentacoes que estao comecando a aparecer na frente dele, como namorar, bebida alcoolica, cigarros, drogas, pornografia e por ai vai uma lista... ele me disse que ja surgiram oportunidades na sua frente que teve que escolher oque e certo! Mas que ele soube sair fora das situacoes. A nossa conversa trouxe tanto impacto no Lucas que ele comecou a chorar no final... Senti que ele esta um pouco com medo do que o futuro o aguarda e que ja ve muitas coisas erradas acontecendo entre os amigos... Ele me disse que tem o desejo muito grande de fazer as coisas certas e me pediu pra deletar o FB dele porque nao se sentia preparado pra ter um.
Eu fiquei de queixo caido com o pedido dele e com o que disse que tem o desejo de fazer as coisas certas! Meu filho e muito mais forte do que eu imaginava que era! Foi umas das experiencias mais emocionantes que ja tive com ele! Fiquei tao orgulhosa com o pedido dele que nao sabia nem como a agradecer em minhas oracoes a noite para o Pai Celestial!
Fomos juntos ate a internet e deletamos juntos o FB dele. Na mesma hora ele virou as costas, sem tristeza por nao ter mais um FB e foi jogar basquete feliz da vida com os amigos no condominio.
Eu sei que futuramente ainda vao surgir oportunidades para o Lucas em que ele vai ter que fazer escolhas e que provavelmente ele faca alguma escolha errada! Mas pelo menos ele sabe que tem uma mae e um pai muito atento em casa, prontos pra ajuda-lo em qualquer questao da sua vida. Ser mae nao e uma tarefa facil, mas vale a pena no final do dia. Vale a pena, porque nao tem o que pague ver que seus filhos estao se esforcando para serem pessoas do bem, baseado no que os foi ensinado desde pequenos.

2 comentários:

Hevelyn Lavagnini disse...

Angélica, q lindo!
Parabéns pela linda mãe q vc é.
Temos muitas coisas em comum, e me orgulho em ter uma amiga como vc.
Em nenhum grau eu toléro mentiras dentro de casa.Tenho uma amiga q p filho pé pequeno e mente pacas...me surpreeendo por ela não tomar atitude nenhuma, sabe.
Meus filhos quando mentem tomam o castigopor saberem q as consequêncais de nossas escolhas, nós mesmos o pagamos, ninguém paga por nossas faltas senão nós mesmos.É assim com o pai Celestial.
O evangelho nos ensina isso como base pra nossa vida.
Arrependimento e Mudança ... mas antes desses dois passos, devemos Assumir o Êrro.
Ajudar nossos filhos a deixarem para lá as mentiras, em nada os ajudaremos na vida adulta futura.
Conheço gente q mente com tanta facilidade, q acredita na própria mentira.
O quão grave é isso!
Sua família é admirável Angélica.
bjo grande pra vc

disse...

Angélica parabéns pela epxriência , educação e evangelho que vc´s ensinaram aos seus filhos

awesome people